A ASPE reuniu com o Grupo Parlamentar do PSD - 28 de junho de 2022
Pelas 15:30 horas, a Presidente da ASPE, Lúcia Leite, acompanhada pela Conselheira Nacional, Andrea Oliveira, reuniram com os Deputados Fátima Ramos, Márcia Passos, Firmino Marques e Cristiana Ferreira do PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA.
Nesta audiência, com cerca de 1 hora, realizada por videoconferência, foram explicados ao PSD os motivos e a fundamentação da PETIÇÃO – “Enfermeiros reclamam descongelamento da carreira e avaliação de desempenho igual aos enfermeiros da Região Autónoma da Madeira” e ainda a proposta que visa a eliminação das posições remuneratórias virtuais.
Foram ainda esclarecidas as penalizações causadas aos enfermeiros pelo descongelamento cego ao abrigo da LOE 2018 e a necessidade de respeitar os princípios constitucionais de igualdade e não discriminação.
A ASPE informou que de momento está em negociação com o Governo para a reposição dos pontos eliminados aos enfermeiros com o descongelamento e que já assumiu que se não forem asseguradas as mesmas condições a todos os enfermeiros manterá o processo na Assembleia da República.
O PSD apesar de ter conhecimento das pretensões da ASPE com esta Petição e estar informado sobre as injustiças causadas aos enfermeiros e conhecer o tratamento desigual que é dado a enfermeiros que trabalham lado a lado, optou por não assumir a defesa dos enfermeiros no debate do orçamento de estado para 2022.
Depois desta reunião e clarificadas todas as dúvidas, a ASPE espera que o PSD assuma de uma vez por todas a defesa intransigente desta classe profissional.
A Vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Deputada Fátima Ramos, assegurou à ASPE que, o PSD estará disponível para ajudar a resolver os problemas de injustiça que os enfermeiros enfrentam e agradeceu a informação transparente e fundamentada que a ASPE disponibilizou.

