Tomadas de Posição
Comunicado:
Governo discrimina sindicatos e atua com má fé negocial
24 de setembro de 2024
O Ministério da Saúde e a plataforma de cinco sindicatos de enfermeiros anunciaram ao início da noite de segunda-feira um acordo “histórico” sobre várias matérias relativas à valorização da carreira, incluindo as tabelas salariais.
Do anúncio realizado é possível perceber que os termos do acordo não estão firmados, que existem ainda muitos aspetos a clarificar o que infere dos discursos evasivos, quer da Ministra da Saúde Ana Paula Martins, quer dos representantes dos sindicatos envolvidos.
Pode
consultar AQUI.
23 de março de 2024
A Assembleia Geral da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros – ASPE, do Mandato 2023 - 2026, realizada em Ovar no dia 23 de março, deliberou por unanimidade a Tomada de Posição, que exige a correção das posições virtuais e aumentos salariais dignos para os enfermeiros, entre outras reivindicações.
Pode
consultar AQUI.
25 de março de 2023
Com a publicação do Decreto-Lei n.º 80-B/2022, de 28 de novembro, reconheceu-se o direito à contabilização do tempo de serviço aos enfermeiros contratados ao abrigo do Código do Trabalho e o direito à progressão remuneratória correspondente desde 1 de janeiro de 2022.
Contudo a sua aplicação aos Enfermeiros Especialistas e Gestores cria novas iniquidades por não salvaguardar uma série de situações que bloqueiam a progressão dos enfermeiros mais antigos e mais qualificados.
Mais grave ainda é constatar-se que, apesar de ser insuficiente para resolver os problemas de fundo, o Decreto-Lei n.º 80-B/2022, de 28 de novembro, está a ser aplicado de modo diferente entre instituições do mesmo SNS gerando injustiças relativas desnecessárias.
Neste enquadramento, a 1ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros – ASPE, do Mandato 2023 - 2026, realizada em Ovar no dia 25 de março, deliberou por unanimidade a Tomada de Posição, que pode
consultar AQUI.
Esta Tomada de Posição foi remetida para os efeitos convenientes ao Ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro, ao Diretor Executivo do Serviço Nacional
de Saúde, IP Dr. Fernando Araújo e para a Assembleia da República, ao Presidente da Comissão de Saúde Dr. António Maló de Abreu e à Presidente da Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local Dra. Isaura Morais.
Informações de Contacto
256 020 462 (Chamada para rede fixa nacional)
911 118 840 (Chamada para rede móvel nacional)