Audiência na Assembleia da República
A 18 de Junho de 2019 a ASPE foi recebida pelo Grupo Parlamentar do PSD, no âmbito de um pedido de correção de injustiças das medidas transitórias para a nova Carreira, que resulta da publicação do Decreto-Lei n.º 71/2019, de 27 de maio, que “altera o regime da carreira especial de enfermagem, bem como o regime da carreira de enfermagem nas entidades públicas empresariais e nas parcerias em saúde”, após a interrupção unilateral, por parte do Governo, das negociações, sem acolher os contributos da ASPE para obter uma transição justa.
Em Audiência também com o grupo parlamentar do PS, foi deixado claro que o diploma publicado para além de não corresponder às reivindicações dos enfermeiros, não dignifica a carreira nem a profissão de enfermagem e contribui para a desvalorização profissional, social e remuneratória, e para a criação de profundas injustiças, que se juntam a tantas outras já denunciadas e que não foram tidas em conta.
Marcha Branca
8 de Março de 2019
Eramos Milhares de Enfermeiros a descer do Parque da Bela Vista em direção ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na tarde de 8 de Março de 2019.
Numa Manifestação que uniu Enfermeiros de todo o pais, todos os sindicatos de Enfermeiros e a Ordem dos Enfermeiros, a cor predominante foi o branco, nas camisolas e nos cravos que todos levámos na mão.
Num momento em que se negociava a alteração da Carreira de Enfermagem, foi marcante a demostração de força quando nos unimos.
Precisamos de voltar às ruas, e reacender esta vontade de exigir Respeito por aqueles a quem recentemente todos agradeciam, quando a Pandemia por SARS Cov2 assolava o Mundo.
É o prémio que merecemos e exigiremos!