ASPE participou a convite da APE no CONGRESSO NACIONAL DE ENFERMAGEM 50 anos depois (1973 - 2023)

A Presidente da ASPE, Enf. Lúcia Leite, integrou o debate moderado pelo Enf. Rui Santos, EIXO 3: Profissão e Carreira. Ser Enfermeiro e Perspectivas, em que participaram outros sindicatos e o sociólogo Helder Raposo.


A Enf. Lucia Leite apresentou a linha cronológica da evolução da profissão no que se refere à regulamentação, ao ensino e à ação sindical.


Foi clarificada a atual carreira, potencialidades e fraquezas, bem como matérias que necessitam de urgente resolução:

- Limites à progressão na carreira,

- Eliminação das posições virtuais,

- Tabela remuneratória,

- Acordo Coletivo de Trabalho de base.


A ASPE assumiu que a atual reforma do SNS é um dos maiores desafios para a profissão, geradora de grandes oportunidades que os enfermeiros devem saber agarrar!


Do debate foram identificadas como maiores fragilidades a pouca cultura associativa dos enfermeiros, o desconhecimento sobre o enquadramento legal da profissão e dos direitos e deveres dos trabalhadores, mas também o alheamento dos fóruns de decisão e da definição de estratégias para a enfermagem.

Ficou claro para todos os presentes que este debate terá que ser desenvolvido num futuro próximo, de modo a serem alcançados consensos e metas para as décadas seguintes.


A ASPE agradece à APE a iniciativa e concretização deste espaço de debate intergeracional  que nos permitiu perspectivar o futuro tendo por referência o passado e a atual realidade.


Ficou claro que o lema da ASPE deve ser seguido por todos:

Juntos Construímos o Futuro!


  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
Share by: