ASPE reúne com o GP PSD
23 de maio de 2024
Na sequência do pedido de audiência solicitada pela ASPE, para apresentar a Tomada de Posição, deliberada por unanimidade, a 23 de março, na 2ª Assembleia Geral Ordinária do mandato 2023-2026, reunimos hoje com os Deputados Francisco Sousa Vieira (médico), Isabel Cristina Bento Fernandes de Melo (Enfermeira) e Sofia Isabel Carreira.
A ASPE para além de apresentar e esclarecer as reivindicações enunciadas na Tomada de Posição que podem ser consultadas AQUI
mostrou a necessidade de se publicar no imediato a correção das posições intermédias (virtuais), com efeitos a 1 de junho de 2019. Para esse efeito defendemos a necessidade de apoiar o Projeto de resolução nº 60/XVI/1ª do LIVRE que elimina as posições virtuais.
Defendemos ainda a negociação imediata e publicação de um Acordo Coletivo de Trabalho que termine de uma vez por todas com a diferenças de direitos entre CTFP e CIT, bem como acabe com os abusos na organização do tempo de trabalho dos enfermeiros.
Reiteramos que os enfermeiros são os profissionais com os salários mais indignos do SNS e que estão sujeitos a inversão das posições remuneratórias inaceitáveis!
Avisamos que, tendo o PSD responsabilidades Governativas e tendo criticado a atuação do último Governo, os enfermeiros não vão tolerar que se perpetuem por muito mais tempo as injustiças a que estão sujeitos.
A ASPE afirmou que a defesa da sustentabilidade do SNS passará sempre por reforçar o espaço de atuação dos enfermeiros, designadamente nas áreas especializadas, sendo fundamental atualizar a tabela remuneratória em paridade com as restantes carreiras da Administração Pública.
Os Deputados manifestaram-se disponíveis para trabalhar com a ASPE na resolução deste e de outros problemas afirmando que contam com os enfermeiros e que os enfermeiros podem contar com o PSD.
A ASPE esteve representada pela Presidente Enfª Lúcia Leite e pelas Vice-presidentes Enfª Álvara Silva e Enfª Maria Guimarães.