ASPE FOI RECEBIDA NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
13 de outubro 2023
A ASPE foi recebida por indicação do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, pelas consultoras para a saúde e assuntos sociais do Presidente da Republica, a Dra. Isabel Aldir e a Dra. Maria João Ruela.
Esta audiência foi agendada após a denuncia da ASPE sobre o incumprimento da lei por parte do Governo, mais especificamente do Ministério da Saúde, no que se refere ao processo de negociação coletiva iniciado pela ASPE a 23 de janeiro de 2023.
Foram abordados os vários problemas e injustiças que continuam por resolver e que penalizam os enfermeiros em geral, mas foi dada maior atenção à ao facto dos enfermeiros serem a única profissão do SNS que continua sem um único Acordo Coletivo de Trabalho de base.
Com esta audiência a ASPE pretendeu informar sua Excelência o Presidente da República sobre todas as iniciativas da ASPE, bem como sobre as suas propostas para regular a organização do tempo de trabalho dos enfermeiros e acabar com os constantes abusos de horas a mais e falsas horas extra.
Sabemos bem que não compete ao PR actuar nestas matérias mas o seu magistério de influência junto da Assembleia da República e do Primeiro Ministro é fundamental para se acabar com esta desconsideração e falta de vontade politica para acabar com as ilegalidades a que os enfermeiros estão sujeitos diariamente.
A ASPE agradece desde de já a amabilidade, disponibilidade e envolvimento demonstrado pela Dra. Isabel Aldir e Maria João Ruela para com a ASPE e a situação injusta em que se encontram os enfermeiros.

