1 ANO E 5 MESES DEPOIS
As 8 vagas para EESMO autorizadas no PAO para 2022 do CHBV, EPE vão ser preenchidas por 8 associadas da ASPE após um trabalho persistente e dedicado.
Em 2021, 8 enfermeiras ESMO do CHBV, EPE do serviço de obstetrícia, uniram-se, sindicalizaram-se juntas na ASPE, e solicitaram apoio na defesa dos seus direitos e interesses como especialistas.
Estas associadas já tinham feito intervenção com 2 advogados a título privado mas sem sucesso.
Nessa altura solicitaram à ASPE intervenção para defesa destes 8 postos de trabalho que não estavam ainda assegurados no mapa de pessoal.
A ASPE, reuniu com o CA a 12/11/2021 e exigiu que a situação destas enfermeiras fosse regularizada. Foi solicitada à Tutela a autorização para estas 8 vagas EESMO e o SEAS Dr. Lacerda Sales comprometeu-se com a regularização da situação destas enfermeiras que há vários anos trabalhavam como especialistas mas eram remuneradas com enfermeiras.
O processo foi longo e moroso , em especial a parte da homologação do concurso, que não foi descurado pela ASPE , através do trabalho conjunto da Enfª Cátia Maravilha (Conselheira Nacional pelo distrito de Aveiro) junto do CHBV, EPE e da Enfª Lúcia Leite junto da Secretaria de Estado da Saúde.
Esta foi uma vitória sofrida, mas muito festejada pela ASPE e pelas suas 8 associadas que foram contactadas para assumirem a Categoria de Enfª Especialista, tendo sido informadas que ficaram colocadas na POSIÇÃO REMUNERATÓRIA SEGUINTE à que cada uma detém atualmente na Categoria de Enfermeiro, já depois da aplicação dos pontos contabilizados aos abrigo do DL nº 80-B/2022, de 28 de novembro.
Parabéns a todas e muitos sucessos profissionais!
