ULS Cova da Beira assume pagamento de retroativos a 2018
31 de janeiro 2025

  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

O Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) Cova da Beira convocou os representantes institucionais dos sindicatos das várias profissões de saúde para reunião sobre valorização remuneratória. No encontro, que decorreu a 30 de janeiro de 2025, os responsáveis máximos daquela ULS anunciaram a regularização de situações injusta e que geram desmotivação, com pagamento dos retroativos a 2018.


Neste encontro que enaltecemos, desde já, por reunir todos os representantes dos profissionais de saúde, fomos informados da decisão do CA de proceder ao pagamento dos retroativos a 2018. Foi-nos ainda assegurado que se está a aguardar resposta ao pedido realizado junto da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) para cabimento orçamental dos valores em falta, o que permitirá o pagamento dos retroativos de imediato e numa única tranche.

 

Todavia, caso a resposta da ACSS seja negativa, o CA assumiu o compromisso de regularizar a situação com recurso ao orçamento da ULS de forma faseada. Se assim for, o pagamento será efetuado ao longo de dois anos: as primeiras tranches poderão ocorrer em julho e dezembro de 2025, sendo o restante pago em data posterior. 


A ASPE elogia a atitude correta e justa do CA da ULS Cova da Beira, que percebeu que não é aceitável que os profissionais tenham de mover ações judiciais contra a instituição para serem ressarcidos dos valores que já foram pagos a muitos dos seus colegas de trabalho. Uma diferenciação de tratamento que os sucessivos governos provocaram com o intuito economicista e que geram um grande sentimento de injustiça e grande desmotivação entre enfermeiros. 

Parabenizamos a coragem e a ética do atual Conselho de Administração da ULS Cova da Beira, e em particular o Dr. João Marques Gomes e o Enfº Diretor Nuno Pereira. A concretizar-se, este será certamente um marco e um exemplo para as restantes entidades do SNS, que evitará muito descontentamento e muitos processos judiciais.


A ASPE esteve representada pelo seu delegado sindical Enfº Bruno Gomes e a ULS fez-se representar ao mais alto nível pelo Presidente do CA, Dr. João Marques Gomes, que se fez acompanhar pela Diretora de Recursos Humanos e representantes do Departamento Financeiro.


Juntos construímos o futuro!