ASPE reúne com o Enfermeiro Diretor Eduardo Alves e Dra. Ilda Magalhães,
Diretora da Direção de Pessoas e Bem Estar (DPBE) da ULS Santo António, EPE.
15 de maio de 2024
Esta reunião foi solicitada pela Delegada Sindical Enfª Marta Inácio há várias semanas e só foi agendada após interpelação do Gabinete Jurídico da ASPE. Estiveram também presentes a Delegada Sindical Enfª Deolinda Silva e a Vice-presidente da Direção Enfª Álvara Silva.
A reunião teve uma duração de cerca de 2 horas e versou sobre a seguinte ordem de trabalhos, cuja síntese se disponibiliza:
- Estadio da Avaliação de desempenho dos Enfermeiros da ULS Santo António do biénio 2021/2022;
- Processo de Descongelamento das Carreiras - Aplicação do Decreto-Lei 80-B/2022, de 28 de novembro - Concursados 2004-2009
Quanto aos enfermeiros Concursados 2004-2009 abrangidos pelo Email Circular: Aplicação do Decreto-lei nº 80-B/2022, de 28 de novembro - não inversão das posições relativas:
Foi clarificado pela ASPE que os enfermeiros têm direito à notificação de pontos e que os pontos apurados terão que ser aplicados até 1 de janeiro de 2019, ficcionando-se as progressões subsequentes.
Ficou o compromisso de se reverem todas as situações em que a aplicação do posicionamento remuneratório foi realizada na posição virtual em que os enfermeiros se encontravam.
Foram ainda oportunamente abordados os temas:
- Organização do tempo de Trabalho – Banco de horas ilegal; Falso trabalho Suplementar; Horários Flexíveis (Proteção na Parentalidade); Absentismo (% e motivos); Horas de formação e Estatuto de Trabalhador Estudante; Regulamento de horários para a ULS Santo António:
Ficou o compromisso do Enfermeiro Diretor de em conjunto com a Direção de Pessoas e Bem Estar, promover junto dos Enfermeiros Gestores a resolução destas irregularidades.
A ASPE vincou que o Regulamento de Horários publicado não se sobrepõe ao previsto na legislação laboral e que este regulamento não pode regular ou legitimar normas que são do âmbito da Regulação Coletiva de Trabalho, nomeadamente a assunção da existência de um banco de horas individual – revogado do Código do Trabalho desde 2019;
O Enfermeiro Diretor vê este regulamento como uma atualização do anterior e como uma forma de impedir situações abusivas e ilegais, bem como para avaliar os Enfermeiros Gestores, demonstrando abertura para melhorar o documento.
A ASPE confirma a sua intenção de se pronunciar formalmente sobre o conteúdo do Regulamento de Horários
- Condições de trabalho – Fardamento;
Questionado o Enfermeiro Diretor sobre a indisponibilidade recorrente de fardamento para os enfermeiros, o que obriga a inícios de jornadas de trabalho tardias ou a que muitos enfermeiros se vejam obrigados a levar as suas fardas para casa para lavar – Colocando a segurança das suas famílias e a própria em causa. A situação é frequentemente reportada pelos meios internos oficiais, mas sem resolução em tempo útil.
O Enfermeiro Diretor compromete-se a resolver estas situações o mais brevemente possível apelando a que lhe sejam reportados eventos semelhantes.
Certos de que o diálogo entre as partes será frutífero, ficou acordado nova reunião, em breve, com o objetivo de aferir a resolução das situações discutidas, bem como debater outros assuntos de extrema importância para os Enfermeiros da ULS Santo António.
Informações de Contacto
256 020 462 (Chamada para rede fixa nacional)
911 118 840 (Chamada para rede móvel nacional)