ASPE reuniu com o Enfermeiro Diretor Fernando Monteiro do

Instituto Português de Oncologia do Porto FG EPE

24 de maio de 2024


Esta reunião foi solicitada pela Delegada Sindical Enfª Maria José Dias ao Enfermeiro Diretor, a 10 de maio, para esclarecer alguns aspetos abordados no e-mail enviado aos Enfermeiros, no dia 08 de maio, com o assunto “avaliação de desempenho biénio 2019/2020”. 

Estiveram, também, presentes a Conselheira Nacional pelo Distrito do Porto e o Delegado Sindical Nuno Sevivas. 

 

A reunião teve duração de cerca de 2 horas e meia para obter esclarecimentos e compromissos relativos a algumas problemáticas que afetam as condições laborais dos nossos Enfermeiros, designadamente: avaliação SIADAP biénio 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020 e preparação para as avaliações anuais a partir de 2025, Horário de Trabalho, Banco de Horas e Horas extraordinárias.


Relativamente à avaliação de desempenho – SIADAP, as indicações das normas têm sido provenientes da tutela com o apoio de parecer jurídico e serviço de recursos humanos (RH) do IPO. As indicações finais dão ênfase ao Decreto-Lei 80-B/2022, de 28 de novembro, e assim: 

 

  • Todos os Enfermeiros que tenham indicação de avaliação dos biénios de acordo com o Decreto-Lei 80-B/2022, de 28 de novembro, não serão submetidos a avaliação com entrevista com o avaliador e não podem solicitar ponderação curricular, conforme determina o mesmo Decreto-Lei.

 


  • Todos os Enfermeiros que não foram notificados pelos RH, com atribuição de 1 ponto ao abrigo do Decreto-Lei 80B/2022 serão propostos para ponderação curricular.

 

A grelha de avaliação foi emitida pela Direção de Enfermagem e ficou o compromisso de serem publicados, atempadamente, os critérios de avaliação com ponderação. 

 

Os processos de avaliação vão ser encerrados sequencialmente iniciando-se pelo biénio 2017/2018, seguidamente pelo biénio 2019/2020. Ficou o compromisso por parte da Direção de Enfermagem, de terminar até ao fim de setembro o processo homologação das classificações finais até ao biénio 2020/2021. Prevê-se assim que os Enfermeiros sejam notificados e que sejam efetuadas as progressões automáticas a todos os que cumpram os requisitos para mudança de posição remuneratória. 

 

Foi assegurado à ASPE que o IPO Porto, EPE já fez chegar à tutela a necessidade urgente de contratação de Enfermeiros, assumindo que, no momento, é fundamental a contratação de 39 Enfermeiros para colmatar necessidades urgentes. 

 

A ASPE reforçou ainda a necessidade de se cumprir a Lei na utilização de horário suplementar, alertando que a utilização de bolsas de horas é ilegal e que os Enfermeiros têm direito a receber o pagamento das horas extra realizadas nos termos legais. O Enfermeiro Diretor comprometeu-se de fazer cumprir a Lei no que concerne ao trabalho extraordinário.