ASPE realizou nova reunião negocial com o Governo para

apresentar propostas de resolução

07 de novembro de 2024

Sem representação politica por via a da crise instalada no INEM, a Comissão Técnica da saúde, ACSS e assessores da Secretária de Estado da Gestão da Saúde, bem como da Administração Pública reuniram com a ASPE para a apresentação das propostas de resolução dos impactos negativos da 3a alteração às carreiras de enfermagem e especial de enfermagem. 

 

Foram explicados pela ASPE os prejuízos para a profissão, para os enfermeiros e para o SNS da versão colocada à audição publica em BTE. Mas fundamentalmente foram esclarecidas as propostas de soluções da ASPE para assegurar equidade entre enfermeiros, valorização real da profissão e promover esperança para o futuro no SNS. 

 

Defendemos ainda a integração de outras matérias como a eliminação do limite da progressão para a categoria de especialista a 35%, o limite máximo de enfermeiros/enf. Gestor que permita assumir com dedicação o conteúdo funcional e o risco e penosidade da profissão. 

 

As propostas foram bem recebidas, serão analisadas e será agendada nova reunião negocial em breve. 

 

Na próxima semana serão tornadas publicas as propostas de redação da ASPE que resolvem a má proposta acordada inicialmente com a Plataforma de 5 sindicatos. 

 

A ASPE congratula-se com o parecer da Ordem dos Enfermeiros que vem dar razão às posições assumidas pela ASPE desde 23 de setembro. 

 

Até à publicação ainda há esperança!