ASPE questiona ULS sobre pagamento de incentivos financeiros de 2023 a
enfermeiros de USF B
21 de fevereiro 2025
A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) está, mais uma vez, na dianteira da defesa dos direitos dos seus associados: os nossos conselheiros nacionais têm estado, desde 11 de fevereiro, a interpelar várias Unidades Locais de Saúde (ULS) acerca do pagamento de incentivos financeiros aos enfermeiros a exercer em Unidades de Saúde Familiares (USF) Modelo B. Para já, sabe-se que a ULS Braga já transmitiu, informalmente, a intenção de proceder ao pagamento dos incentivos em atraso relativos a 2023.
Por iniciativa de Fernanda Macedo, Conselheira Nacional pelo distrito de Braga, a ASPE questionou formalmente o Conselho de Administração (CA) da ULS Braga. Na mensagem, a dirigente sindical lembrou a legislação que se aplica aos enfermeiros integrados em Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B e, relativamente a 2023, perguntou “quais as diligências realizadas para apurar o valor dos incentivos devidos e quando pretende a ULS proceder ao respetivo pagamento?
Da mesma forma, a Conselheira Nacional da ASPE interpelou o CA da ULS de Braga sobre os incentivos financeiros relativos ao ano de 2024. Quer-se saber se o pagamento foi feito e se sim, a partir de quando.
Enquanto se aguarda uma resposta formal, o certo é que os Recursos Humanos da ULS Braga informaram uma das nossas associadas que, na sequência da interpelação do sindicato, decidiram proceder ao pagamento dos incentivos em atraso a todos os profissionais.
A confirmar-se, a ASPE saúda a decisão da ULS Braga. É, pois, um exemplo a seguir por outras ULS.
O nosso compromisso mantém-se: a ASPE continuará a monitorizar a situação e a desenvolver esforços para que os direitos dos enfermeiros sejam plenamente respeitados.
Do mesmo modo, estamos disponíveis para continuar a apoiar os nossos associados integrados em USF B, a obter o pagamento destes incentivos caso continuem sem os receber.
Recorde-se que esta interpelação surge no seguimento da implementação de dois diplomas:
Informações de Contacto
256 020 462 (Chamada para rede fixa nacional)
911 118 840 (Chamada para rede móvel nacional)