ASPE esteve presente na comemoração do 45º

Aniversário do SNS
 
16 de Setembro 2024


A ASPE participou na Comemoração do 45º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a convite da Ministra da Saúde, que decorreu ontem na Culturgest, em Lisboa.

No evento foi reavivada a memória sobre a fundação e evolução do SNS, onde Dra. Maria de Belém Roseira enalteceu os diversos homens e mulheres que ao longo destas 4 décadas e meia tornaram o SNS uma realidade, que sobreviveu às diferentes políticas e crises económicas.

Assistimos a uma elucidativa apresentação do Diretor Executivo do sistema de saúde dinamarquês, Jakob Skarrup Nielson, onde se esclareceu o funcionamento de um modelo que tem por base a prevenção e onde apenas 10% dos custos com a saúde são atribuídos ao setor privado.

Um excelente mote para reflexão para decidirmos que sistema de saúde português pretendemos ter no futuro, que garanta a primazia do único serviço solidário e universal tendencialmente gratuito - o SNS.

Foram ouvidos os jovens trabalhadores do SNS, e as suas expetativas para aquele que deverá ser o futuro do SNS acessível e inovador, mas ficaram por ouvir aqueles que há vários anos nele trabalham, e que para além das ideologias, fazem-no diariamente em condições adversas, numa realidade onde a cada ano que passa se percebe o impacto negativo do desinvestimento.

Por fim, o discurso da Ministra da Saúde, deveras focado nos avanços e conquistas dos últimos meses desta legislatura, tendo sido destacado o elevado número de consultas e cirurgias realizadas. Aqui, os enfermeiros sentiram-se mais vez os fantasmas, onde a falta de referência revela pouco interesse pela qualidade e a segurança dos cuidados. A lógica da produção sobrepõe-se aos resultados em saúde!

A ASPE esteve representada pelos Conselheiros Nacionais pelo distrito de Lisboa Maria Guimarães e Ricardo Rio e o Delegado Sindical Paulo Marques porque os restantes membros da Direção foram impedidos de chegar a Lisboa pelos incêndios.

A ASPE parabeniza o SNS, felicitando todos os profissionais responsáveis pela sua resiliência e robustez, desejando que se torne cada vez mais próximo dos cidadãos e mais solidário.