ASPE em audição no Parlamento sobre Projeto de Lei que elimina as posições virtuais
22 de janeiro 2025

Depois de assistir ao debate de hoje no Plenário, a ASPE vai ser ouvida em audição, às 19 horas, pelo Grupo de Trabalho criado pela Comissão da Saúde no âmbito do debate na especialidade do Projeto de Lei n. º 60/XVI/1.ª (L). Recorde-se que o futuro diploma elimina as posições remuneratórias intermédias igualmente resultantes do descongelamento das carreiras de Enfermagem de 2018 e resulta de uma iniciativa legislativa que teve por base a Petição nº 13/XV/1ª da ASPE. 


Recorde-se que a Petição nº 13/XV/1ª – “Enfermeiros reclamam descongelamento da carreira e avaliação de desempenho igual aos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira” – foi entregue pela ASPE na Assembleia da República (AR) em 2022 e resultou na aprovação, em abril de 2024, do Projeto de Lei n. º 60/XVI/1.ª de iniciativa do LIVRE.


No debate em Plenário da Assembleia da República, a 23 de abril de 2024, o Deputado Paulo Muacho apresentou o supramencionado Projeto de Lei. 

Eis o vídeo desta intervenção. 


eliminação das posições virtuais é uma reivindicação da ASPE desde 2019, uma prioridade em todos os contactos com os vários Governos e Grupos Parlamentares que esperamos seja resolvida com a aprovação na especialidade do Projeto de Lei n. º 60/XVI/1.ª que adotou a redação legislativa proposta pela ASPE desde 2021.


E se já era imperativo desde 2019 resolver as inversões remuneratórias provocadas por estas posições virtuais, com a publicação do Decreto-Lei n.º 111/2024, de 19 de dezembro, que realiza a 3ª Alteração às Carreiras de EnfermagemÉ EMERGENTE! Desde o primeiro momento, que a ASPE tem afirmado e demonstrado que este diploma, não resolve as inversões remuneratórias e ainda cria mais injustiças entre enfermeiros. 


O Grupo de Trabalho criado pela Comissão da Saúde convocou a ASPE e os restantes sindicatos para audição. 


De salientar que ASPE trabalhou com o Governo e com a  Assembleia Regional da Madeira, de maioria PSD, o que permitiu a resolução, a partir de 2021, de todo o imbróglio decorrente da aplicação do Decreto-Lei n.º 71/2019, de 27 de maio e da legislação que o sucedeu. 


Como no restante território nacional a resolução tem sido mais dificultada, a ASPE criou 3 petições distintas: ·


  • Petição n.º 233 "Enfermeiros reclamam RELEVANTE (4 pontos) no biénio 2021/2022 e anulação das posições remuneratórias automaticamente criadas" - 
    Entregue na Assembleia da República a 13 de outubro de 2023

  • Petição n.º 135/XV/1ª  "Enfermeiros reclamam correta contabilização de pontos no descongelamento da carreira"

Entregue na Assembleia da República a 4 abril 2023 - Ver mais


  • Petição n.º 13/XV/1ª  “Enfermeiros reclamam descongelamento da carreira e avaliação de desempenho igual aos enfermeiros da Região Autónoma da Madeira” Entregue na Assembleia da República a 21 de abril de 2022- Ver mais



Saber mais em: 

Petições ASPE