ASPE apoia a Associação de Estudantes da ESEP no desenvolvimento do seu Caderno de medidas para a retenção de jovens enfermeiros
25 de novembro de 2025

Dia 25 de novembro decorreu na sede da ASPE entre a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros e a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto (AEESEnfP) AEESEnfP, a pedido desta associação de estudantes, após uma crescente preocupação destes Enfermeiros recém-licenciados na retenção de Enfermeiros em Portugal.
Durante cerca de duas horas, o Presidente da Direção da AEESEnfP, Bernardo Oliveira, acompanhado por Mafalda Topa, explicou e fundamentou à Presidente da ASPE, Enf.ª Lúcia Leite, e a Vice-Presidente da Direção Álvara Silva, as propostas e próximas estratégias de ação da AEESEnfP.
A ASPE enaltece publicamente a iniciativa desta associação de estudantes e assume, desde logo, a disponibilidade para apoiar e colaborar nas iniciativas dos estudantes que reforcem a defesa das condições de trabalho dos futuros enfermeiros.
Caderno Reivindicativo da ASPE
Para a ASPE a retenção de enfermeiros em Portugal, em particular no SNS, é uma das suas prioridades e motores de ação, razão pela qual nos fez definir esta medida no nosso caderno reivindicativo, bem como as propostas de revisão urgente da tabela salarial, a remuneração de funções de coordenação e assessoria. Também a diferenciação entre categorias está estipulada nestas reivindicações, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e o interesse pela progressão na carreira dos mais jovens. Defendemos ainda a regulação laboral através de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que regula as relações laborais assegurando o melhor interesse dos enfermeiros.
Ver proposta de revisão da grelha salarial:
Ver proposta de ACT entregue ao Governo:
https://aspe.pt/governo-entrega-1--proposta-e-aceita-negociar-act-global-como-a-aspe-sempre-defendeu
Na reunião foram ainda explicadas as opções estratégicas negociais da ASPE, afirmando a importância de haver concertação de posições entre associações e sindicatos, bem como a importância do envolvimento dos jovens na defesa do seu futuro profissional.
Neste primeiro encontro ficaram acordados outros momentos de trabalho conjunto para a concretização da apresentação pública do Caderno de Medidas para a Retenção de Jovens Enfermeiros.
Juntos Construímos o Futuro!
