Colegas da ULS Amadora/Sintra denunciam coação constante para fazer horas a mais
26 de fevereiro 2025
A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) esteve hoje no Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (HFF), onde reuniu com diversos enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra para auscultar os seus problemas e esclarecer as suas dúvidas. A reunião foi dominada pelos relatos de coação para que os enfermeiros realizem, sistematicamente, horas além das contratualizadas.
As questões colocadas no encontro de hoje foram preocupantes considerando o cariz dos problemas partilhados, bem como as implicações que têm a curto, médio e longo-prazo.
Os colegas da ULS Amadora/Sintra abordaram a constante elaboração de horários ilegais – compostos por mais do que as 36 horas semanais contratualizadas –, bem como a existência de uma forte pressão para a realização de falso trabalho suplementar.
Os testemunhos referiram ainda a frequente coação para que os enfermeiros efetuem 41horas semanais – facto previsto no Acordo de Empresa ainda em vigor no HFF, mas que exige a concordância do trabalhador.
Estes enfermeiros estão exaustos, deparando-se diariamente com o agravamento das suas condições de trabalho.
A ASPE apoiará os enfermeiros na luta pelos seus direitos e pela qualidade dos cuidados prestados, condenando todos os atos ilegais que contra eles forem exercidos.
Recordamos que as situações irregulares e/ou ilegais que penalizam os enfermeiros devem ser colocadas individualmente através do formulário do serviço ASPE FAZ POR TI, disponível aqui.
De salientar que nesta reunião a ASPE esteve representada por Ricardo Rio, Conselheiro Nacional, Maria Guimarães, Vice-presidente do Conselho Nacional, e por Paulo Marques, Delegado Sindical.
Informações de Contacto
256 020 462 (Chamada para rede fixa nacional)
911 118 840 (Chamada para rede móvel nacional)