Entre em contato
555-555-5555
meuemail@provedor.com

Vitória sem precedentes para os enfermeiros:

Parlamento aprova por unanimidade fim das posições virtuais devido a Petição da ASPE



14 de março de 2025

Este é um marco sem precedentes para a Enfermagem: a Assembleia da República (AR) aprovou hoje, em Plenário, o texto final do Projeto de Lei n.º 60/XV/1.ª (L), que elimina as posições remuneratórias intermédias ou virtuais na origem, conforme defendido pela ASPE desde 2022. Esta Lei resulta de todo o processo legislativo inerente à Petição nº 13/XV/1ª, uma iniciativa da ASPE que conquistou quase 12.000 assinaturas. Esta é a primeira vez que um sindicato de Enfermagem consegue, por via de uma petição e intenso trabalho junto da AR, aprovar uma lei que se traduz na reposição da justiça para muitos enfermeiros. 

O diploma agora aprovado pela AR – da iniciativa do LIVRE, partido com o qual a ASPE colaborou ativamente na proposta legislativa – visa, em primeiro lugar, corrigir as desigualdades e iniquidades provocadas pelas medidas transitórias do Decreto-Lei (DL) n.º 71/2019, que fez a 2ª Alteração às Carreiras de Enfermagem. Assim, a nova Lei aplica-se aos enfermeiros que transitaram para posições criadas automaticamente em 2019 e que desde esse ano vivenciaram inversões remuneratórias graves. 


Ao eliminar as posições virtuais, o diploma assegura o reposicionamento daqueles enfermeiros para uma posição remuneratória imediatamente superior, de acordo com a legislação atualmente em vigor. E garante-se que o acréscimo decorrente do correto posicionamento nunca poderá ser inferior a 28 euros. 


Em segundo lugar, a Lei originada pela petição da ASPE pretende corrigir a maioria das iniquidades causadas pelo DL nº 111/2024, que instituiu a 3ª Alteração às Carreiras de Enfermagem. Ao fazer a primeira alteração a um diploma que entrou em vigor há apenas quatro meses, os deputados dão razão aos alertas da ASPE aquando das negociações com o Ministério da Saúde.     


Aliás, e até a reforçar esta ideia, por iniciativa do Partido Social Democrata (PSD), a Lei da AR contempla uma espécie de compensação aos enfermeiros especialistas e gestores anteriormente reposicionados por força de normas vigentes, atribuindo-lhes uma posição remuneratória extra.  


Resta acrescentar que o diploma hoje aprovado no Parlamento implica a reconstituição do percurso remuneratório dos enfermeiros em posições intermédias/virtuais desde 2019. Por ser uma medida com impacto financeiro não previsto no atual Orçamento do Estado, o pagamento das diferenças remuneratórias será feito entre 2026 e 2027. 


A ASPE saúda todos os parlamentares envolvidos neste processo legislativo, em especial os que tornaram possível a aprovação da nova Lei. 


“Este é um marco inédito para a Enfermagem em Portugal. Pela primeira vez, uma petição promovida por um sindicato – neste caso, a ASPE – resultou na resolução definitiva de uma injustiça que afetava um número significativo de profissionais, contribuindo para o reconhecimento e valorização do trabalho essencial realizado diariamente pelos enfermeiros,” afirmou Lúcia Leite, Presidente da ASPE.



Esta é mais uma conquista da ASPE, uma vitória de todos!


Juntos Construímos o Futuro!


Artigos Relacionados: 





Informação complementar



Apresentamos aqui todo o percurso desta iniciativa da ASPE, para que o possas conhecer em profundidade: 


  1.  Apresentação da Petição Pública – 26 de outubro de 2021
  2.  Exposição de motivos e fundamentos para a Petição – 26 de outubro de 2021
  3. Entrega da Petição Entrega de Petição Pública ao Presidente da Assembleia da República - 28 de outubro de 2021
  4. Entrega de Petição Pública ao Vice-Presidente da Assembleia da República – 21 de abril de 2022
  5. Nota de admissibilidade – 18 de julho de 2022
  6. Contributos para o relatório da Petição nº 13/XV/1.ª – Audiência dos Peticionários – 20 de fevereiro de 2023
  7. Matérias conexas – Petição nº 13/XV/1.ª – Audiência dos Peticionários – 20 de fevereiro de 2023
  8. Relatório Final – 16 de maio de 2023
  9. Projeto de Lei nº 60/XVI/1ª (LIVRE) – 15 de abril de 2024
  10.  Audição da ASPE e outros sindicatos de Enfermagem pelo Grupo de Trabalho criado no âmbito deste Projeto de Lei/Comissão Parlamentar de Saúde – 22 de janeiro de 2025
  11.  Proposta de redação legislativa ASPE – Posições Virtuais - nº 60/XVI/1ª – LIVRE – 07 de março de 2025


Share by: