Conquista ASPE:

ULS Algarve corrige

posicionamento de associada



02 de julho 2025

Porque a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) defende os direitos de todos os enfermeiros e de cada um, congratulamo-nos pela correta reposição de mais uma das nossas associadas, após interpelação deste sindicato junto do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve. Como resultado da intervenção da ASPE, no espaço de um mês esta nossa associada subiu do índice 36 para o 42, com pagamento de retroativos. 


Os valores são consideráveis: a diferença entre índices remuneratórios é superior a 300€/mês e o erro de posicionamento remontava a janeiro de 2024, altura em que a ULS Algarve aplicou o diploma conhecido por “acelerador” de carreiras e não teve em consideração a portaria que define um acréscimo remuneratório mínimo de 28€ para os trabalhadores da Administração Pública. A partir daí, o engano persistiu até ao mês passado, quando aquela unidade de saúde reconheceu a incorreção e respondeu positivamente à interpelação da ASPE.


Assim, a chamada de atenção da ASPE para a necessidade de aplicar corretamente vários diplomas a este caso concreto permitiu o reposicionamento no prazo estipulado por este sindicato, bem como o célere pagamento de retroativos – desde 1 de janeiro de 2024 no índice 39 e, desde novembro de 2024, no índice 42. 


A ASPE está grata pelo voto de confiança da nossa associada, que em nota de agradecimento reconheceu “o vosso empenho na resolução desta situação”. 


A conquista de uns é uma conquista de todos!



Juntos construímos o futuro!