ASPE reúne com CA da ULS Médio Tejo
08 de abril 2025


A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) reuniu com o Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo, na segunda semana de abril. SIADAP, mobilidade interna e fim das posições remuneratórias virtuais foram alguns dos temas “em cima da mesa”. 


A pedido da ASPE, foi agendada uma reunião entre representantes deste sindicato e elementos do CA da ULS Médio Tejo. O encontro teve lugar em Tomar, a 8 de abril, e decorreu num ambiente de grande consideração entre as partes. 

 

As temáticas abordadas foram diversas, entre as quais se destacamos: 

  • A homologação das avaliações no âmbito do SIADAP. O CA informou a ASPE que o processo será concluído até ao final deste mês, em consonância com a lei. E que a atualização das posições remuneratórias será efetuada em maio.
  • Mobilidade interna dos profissionais. Questionada pela ASPE, a Direção de Enfermagem garantiu que é dada prioridade aos profissionais da instituição, face aos enfermeiros que ingressam na ULS Médio Tejo através de concurso.
  • Contagem de pontos. A ASPE manifestou junto daquele CA o seu agrado pela correta e célere aplicação do decreto-lei 80-B/2022, que define as regras de contagem de pontos em sede de avaliação do desempenho aquando da transição para as carreiras de enfermagem e especial de enfermagem.
  • Fim das posições remuneratórias intermédias (vulgo virtuais). O CA informou a ASPE que teve conhecimento da aprovação da Lei n.°51/2025, pelo que fará um levantamento interno de modo a posteriormente proceder à sua aplicação. 


Nesta reunião, a ASPE esteve representada por Jorge Ferreira, Conselheiro Nacional pelo Distrito de Santarém, e David Gonçalves, delegado sindical suplente naquela instituição. 


Pelo CA da ULS Médio Tejo participaram Piedade Pinto, Enfermeira Diretora, e Carlos Gil, Vogal Executivo.