Noticias 2022

Notícias

Entrevista da Presidente da ASPE Enfermeira Lucia Leite à Revista Business Portugal com o tema:

LÍDERES E EMPRESÁRIAS DE SUCESSO.

26 de Dezembro, 2022



Saber mais

Entrevista da Presidente da ASPE, Enfª Lúcia Leite, publicada na 1ª Edição da Revista Magazine IN Jornal i

18 de Novembro, 2022


Damos destaque a algumas afirmações:


"A crescente desregulação laboral impõe um sindicalismo novo e forte, com grande representatividade para ser eficaz!

Ora, os enfermeiros há mais de 20 anos que se sentem traídos, enganados pelos sindicatos que se deixaram subjugar às políticas do momento. Por isso, na ASPE trabalhamos com afinco, de forma honesta e transparente, com rigor, mas numa atitude construtiva para consolidar a nossa credibilidade junto de todos os Stakeholders, mas sobretudo dos enfermeiros."


"(...) tenho muitas reservas quanto a conseguirmos abandonar a visão “medicocentrica” que faz depender todas as decisões de uma única classe profissional, que se acha a cima dos restantes elementos da equipa de saúde."


"Enquanto não rentabilizarmos as competências dos vários profissionais de saúde, incluindo as dos enfermeiros, e se não as colocarmos ao serviço das pessoas, vamos continuar ineficientes, com estatísticas e indicadores muito bons e doentes com falta de cuidados e mortes desnecessárias".


Lúcia Leite in Revista Magazine IN Jornal i


Saber mais

Entrevista da Presidente da ASPE à Revista Business Portugal


30 de março, 2022

A Presidente da ASPE, Enfª Lúcia Leite, concedeu uma entrevista à Revista Business Portugal, encartada com o DN.

 

Questionada acerca do surgimento da ASPE, a Presidente Lúcia Leite, clarifica que “a ASPE nasce precisamente do descontentamento com o sindicalismo tradicional, ultrapassado, refém de interesses político-partidários e corporativos das centrais sindicais, que não se inibem de usar as legitimas reivindicações dos trabalhadores e os próprios trabalhadores como instrumentos! A ASPE não é mais um sindicato! A ASPE é O SINDICATO (…) consciente do seu papel social na construção de soluções junto dos empregadores e do Governo.”.

 

Acrescentou que “Para nós, os sindicatos têm que evoluir constituindo-se como verdadeiros parceiros sociais, credíveis e confiáveis quer para trabalhadores, quer para empregadores”.

 

Lúcia Leite aponta ainda que “Os enfermeiros têm vindo a ser recorrentemente prejudicados e esquecidos em termos de progressão e valorização salarial (…)” e que “Com uma maioria na Assembleia da República, António Costa e o Partido Socialista não terão desculpas para continuar a adiar a correção das injustiças e o Acordo Coletivo de Trabalho com os enfermeiros”.

 

A Presidente da ASPE fez ainda um apelo aos portugueses para apoiarem os enfermeiros e assinarem a Petição Pública que está ainda a recolher assinaturas “Enfermeiros reclamam descongelamento da carreira e avaliação de desempenho igual aos enfermeiros da Região Autónoma da Madeira”, afirmando que “(…) este é o momento para REPOR A JUSTIÇA e RECONHECER efetivamente o seu empenho e dedicação”.


Saber mais
Share by: