ASPE reúne com o Conselho de Administração do IPO Lisboa

ASPE reúne com o Conselho de Administração do IPO Lisboa


Esta reunião realizou-se por iniciativa do CA do IPO de Lisboa, presidido pela Dra. Eva Falcão, que se fez acompanhar de todos os elementos do seu conselho incluindo o Enfº Diretor Sérgio Gomes e contou ainda com a presença da diretora de Recursos Humanos, Ana Correia Lopes e de Ana Dias, também dos RH.


A ASPE fez-se representar pela sua presidente Enfª Lúcia Leite, pelas vice-presidentes da Direção Álvara Silva e Andrea Oliveira, pela vice-presidente do Conselho Nacional Maria Guimarães, e pela delegada sindical no IPO Lisboa, Marta Lameiras.


Feitas as apresentações e manifestada, por ambas as partes, a disponibilidade para trabalho colaborativo, foram abordados assuntos de interesse mútuo relativos às politicas de retenção de enfermeiros, à aplicação do Decreto-lei nº 80-B/2022, de 28 de novembro e as condições de integração na tabela remuneratória dos recém concursados para as categorias de enfermeiro Especialista e Enfermeiro Gestor.


Fomos informados que por decisão do CA e concordância da Tutela:


1. Aos enfermeiros com contratos a 40 horas/semana que passaram ao regime das 35/semanas foi-lhes reconhecido o direito à contabilização de pontos desde 2004 e o direito a retroativos da diferença do valor auferido para o posicionamento remuneratório apurado;


2. Aos enfermeiros que concursaram para a categoria de enfermeiro especialista foi-lhes proposta a posição remuneratória seguinte à que detinham na categoria de enfermeiro.


Foi reconhecido que o processo de descongelamento ainda está longe de estar concluído por existirem situações especificas por resolver, mas o CA manifestou-se interessado em tratar cada caso com a dignidade que merece.


O Enfº Diretor, Enfº Sérgio Gomes, reconheceu que a retenção e contratação de enfermeiros com experiencia profissional é um desafio. Afirmou ainda que pretende instituir uma organização nos serviços que valorize, dignifique e rentabilize o trabalho diferenciado dos enfermeiros especialistas nas diversas áreas de atuação.


Esperamos que estes exemplos se repliquem pelo país!


Share by: