A ASPE marcou presença no XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários (APECSP)

A ASPE marcou presença no XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários (APECSP)

27 e 28 de Abril 2023



A convite da APECSP, a ASPE participou no XXI Encontro Nacional, realizado em Lisboa, e foi representada pela Secretaria da Direção Enfª Carla Páscoa e pela Conselheira Nacional pelo Distrito de Lisboa Enfª Margarida Duarte. Esteve também presente o Enf. Luís Seixo Presidente do Conselho Fiscal da ASPE.


Neste encontro que teve como ponto fulcral a reestruturação do SNS, uma temática que tem vindo a ter mediatismo nos últimos meses com a anunciada reestruturação dos Cuidados de Saúde Primários e a descentralização dos cuidados de saúde.


Estiveram presentes na sessão de abertura a Presidente da APECSP Enfª Olga Pousa, a Vice-presidente da ARSLVT Dra. Laura Silveira, a Secretária do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária da Ordem dos Enfermeiros Enfª Mariana Mota e o Presidente da ESEL, Prof. João Santos e todos realçaram a necessidade de um maior investimento no utente, família e comunidades para um melhor cuidar.


A intervenção da Enf. Filomena Cardoso, vogal da Direção Executiva do SNS, IP focou-se na necessidade da reestruturação do SNS, afirmando que a mesma se irá iniciar pela criação de novas Unidades Locais de Saúde até ao final do presente ano, tendo como consequência a extinção das ARS.


Esta reestruturação tem como centro o utente e pretende aumentar a acessibilidade, efetividade e equidade na saúde.


Para além deste tema central, deu-se ênfase a projetos na comunidade, desde o nascimento à morte dos cidadãos, dando relevância ao papel do cuidador informal.


Também o cuidado ao próprio enfermeiro foi alvo de debate, nomeadamente através do investimento na área da saúde ocupacional e do novo projeto nacional focado na prevenção da violência contra os profissionais de saúde.


Para a ASPE esta participação foi importante para validação das propostas que internamente estamos a preparar para apresentar ao Ministério da Saúde e à DE do SNS, IP muito em breve.



Share by: