1ª Sessão de Esclarecimento com os enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE

1ª Sessão de Esclarecimento com os enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE 

05 de agosto de 2023 

Após a reunião com o CA do HVFX, EPE, a ASPE realizou uma sessão de esclarecimento para os enfermeiros da instituição. 

 

Contámos com a presença de um grupo muito interessado, participativo e comprometido com a transmissão da informação aos restantes enfermeiros. 

 

A ASPE fez o enquadramento legal do IRCT (Instrumento Parcelar e Transitório) em causa, bem como do seu significado para os enfermeiros – que é muito mais do que passar a trabalhar 35 horas semanais. 

 

Sublinhou-se o facto de que apenas os enfermeiros filiados nos 4 sindicatos subscritores do ACT (ASPE, SEP, SE e SIPEnf) poderão beneficiar deste Acordo Coletivo uma vez que o Governo não publicou qualquer Portaria de Extensão. 

 

Alertámos para o facto dos enfermeiros não aderentes ficarem de fora da carreira de enfermagem e consequentemente ficarem condicionados na sua progressão na carreira na sequencia da avaliação de desempenho (SIADAP). 

Os Enfermeiros com contratos de 40 horas semanais, não tendo a identidade da sua posição remuneratória na tabela remuneratória prevista no DL nº71/2019, de 27 de maio, ficam sem mecanismos de progressão horizontal – o que os manterá estagnados na mesma posição salarial. 

 

A adesão ao IRCT aplica-se a todos os os enfermeiros filiados na ASPE ou sindicatos outorgantes e fica dependente de manifestação de vontade por escrito do enfermeiro, sempre que a remuneração seja superior à que corresponde a idênticos enfermeiros com CTFP, inseridos na Carreira Especial de Enfermagem. 

 

Porém, esta declaração de adesão pode ser realizada a todo o tempo ou quando seja mais conveniente ao enfermeiro. 

 

Ouvimos as preocupações dos enfermeiros presentes e prestámos todos os esclarecimentos possíveis e reiterámos a disponibilidade da ASPE para apoiar através do serviço ASPE FAZ POR TI. 

 

Sabemos bem que cada caso é um caso e que para uns será compensadora a transição imediata e para outros eventualmente não haverá benefícios. 

Para decidir em consciência é importante estar bem informado!

Share by: