ASPE reuniu com USF-AN

ASPE reuniu com USF-AN - 20 setembro 2022

A convite da USF-AN a ASPE reuniu ontem com Dr. André Biscaia (Presidente), a Enfª Cristina Afonso (Vice-presidente) e Enfª Ana Paula Ferreira.


Com esta reunião a USF-AN tinha como finalidade apresentar o seu plano de ação, identificar pontos de convergência na defesa do SNS e dos enfermeiros dos CSP/USF, bem como criar sinergias entre as duas organizações.


Em junho, a USF-AN, publicamente e na presença da Secretária de Estado da Saúde, Dra. Fátima Fonseca apresentou várias soluções viáveis para o problema de falta de equipas de saúde familiar em Portugal na quais estão incluídos os enfermeiros de família.


As 7x7 Medidas para os Cuidados de Saúde Primários |Uma Equipa de Saúde Familiar para Todos, USF-AN 2022/2024” –

https://online.fliphtml5.com/xdvzm/honj/?1655311019904#p=1


Neste enquadramento a ASPE apresentou a sua visão para a organização das USF, que tem como escopo aumentar a eficiência das equipas, através da rentabilização das competências especializadas dos enfermeiros, atualmente desaproveitadas, mas sobretudo reforçar a acessibilidade da população a cuidados de proximidade e em tempo oportuno.


Para a ASPE os Cuidados de Saúde Primários têm que ser a porta de entrada no SNS, com respostas integradas e adequadas as necessidades da população, que como todos reconhecem terão uma profunda mudança nos próximos tempos com o envelhecimento da população e o potencial aumento da doença crónica.


Numa reunião, de aproximadamente 3 horas, foram também abordados aspetos relacionados com a aplicação da Carreira Especial de Enfermagem numa estrutura, que tem autonomia de organização, onde todos os profissionais têm o mesmo poder de decisão, mas onde o coordenador é obrigatoriamente médico.


Foram abordadas algumas situações de coação denunciadas por enfermeiros que colocam em causa os indicadores e objetivos assistenciais contratualizados, mas também a avaliação de desempenho pelo SIADAP.


A possibilidade dos Enfermeiros passarem a usufruir de um variável no salário também foi discutida, ficando acordado manter um trabalho colaborativo futuro para se encontrarem posições de convergência.

Share by: